A ARQUITETURA DE PARDAL MONTEIRO ESTÁ POR TODO O LADO

Não se deixem iludir, esta fotografia foi tirada recentemente e refere-se a um novo passeio do Guedes, novamente a Lisboa, mais precisamente à Lisbon Week (porque não semana lisboeta, na nossa língua?).

“Fui ver a exposição dedicada ao arquiteto Pardal Monteiro, que está na Biblioteca Nacional, no meio de tias, especialistas que comentavam baixinho as opções arquitetónicas, crianças, curiosos como eu. Mas fiquei impressionado, nunca pensei já ter entrado em tanta obra pública de um só arquiteto: a própria Biblioteca, a reitoria da universidade de Lisboa, o Hotel Ritz.”

Perguntei-lhe se gostou das grandes telas com imagens e textos sobre as obras dele. “Sim é original, se bem que no fim já me doía um pouco o pescoço, mas os mais pequenos encontraram um lado divertido ao quererem pendurar-se nas telas”. Ele gostava de ver uma exposição desta dimensão dedicada ao Korrodi em Leiria, era merecido!

O Guedes acha que nos dias de hoje seria impossível fazer obras daquela dimensão, não só pelo dinheiro, mas também porque o espaço de construção é cada vez mais limitado. Temos pouco espaço livre em Lisboa para poder fazer obras como esta.

Advertisement

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s