José Lúcio da Silva- o mecenas de Leiria

O André acha que o dia em que José Lúcio da Silva nasceu devia ser feriado municipal em Leria. Afinal, diz ele: “Qual o empresário que nos dias de hoje estaria disposto a patrocinar a construção de um teatro e oferecê-lo a população?”

José Lúcio , um empresário de sucesso natural de Leiria que fez fortuna na área das borrachas, nos últimos anos da sua vida, decidiu mandar construir nos terrenos de uma vinha um cine-teatro amplo, com plateia e 2 balcões.

Esse equipamento, que permite receber 763 pessoas e comemora este ano  seis décadas de vida, com a construção de modernos complexos de salas de cinema deixou de ser o ecrã de cinema da cidade. A coroa de glória deste velho cinema aconteceu em 1998 quando cerca de 30 mil pessoas ali acorreram para ver “Titanic”, o maior sucesso visto naquela sala.

Atualmente recebe quase exclusivamente espetáculos de música, teatro e dança que andam em itinerância pelo e também inúmeros projetos dinamizados pelas associações culturais da cidade, aqui vale a pena destacar o “Estilhaços” dedicado a música e cinema, organizado pela associação ECO e pela Fade In.

Tudo graças a ideia “escanifobética” deste senhor.

Teatro_jose_lucio_da_silva1

 

Deixe aqui o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s